sexta-feira, 14 de outubro de 2016

KHAN ACADEMY - NOSSA ESCOLA NO JORNAL


Uma plataforma de ensino criada por um educador norte-americano em 2006 vem fazendo a cabeça de estudantes de várias escolas municipais de Barueri. A Khan Academy tem a missão de levar ensino gratuito para qualquer pessoa, em qualquer lugar, através de uma plataforma online, fácil de ser acessada e divertida para aprender matemática e ciências, entre outras. Basta para isso, um computador com acesso à internet. 

Só de matemática são mais de 300 mil exercícios, que vão do Ensino Fundamental ao Superior. Além dos exercícios, a plataforma sugere próximos passos para aprender e traz dicas e videoaulas de apoio.

A academia norte-americana acredita que a tecnologia deve ser uma grande parceira de todos os professores e, por isso, oferece ferramentas criadas especialmente para eles. Na sala de aula, o professor pode acessar o site e acompanhar o processo de aprendizado de cada aluno em tempo real, verificando quais aulas foram assistidas e quantos exercícios foram completados.

Através da ferramenta “replay” é possível ver o raciocínio do aluno nas atividades, deixando claro quais foram as dificuldades enfrentadas. A partir desse diagnóstico, o professor saberá qual a melhor forma de ajudar cada um, tanto pessoalmente quanto através da recomendação de videoaulas e exercícios no próprio site.

Para Danilo Ferreira, professor de matemática da escola Professora Maria Meduneckas, que fica no Jardim Silveira, “a plataforma é importante, principalmente no desenvolvimento da autonomia dos estudantes”. Além disso, na opinião do professor, esse tipo de instrumento “é uma tendência para o futuro da educação.”

Em 2014, a Khan Academy passou a ser traduzida para o português pela Fundação Lemann e, desde então, tem ajudado mais de 5 milhões de brasileiros. A plataforma vem sendo usada em diversas escolas da cidade desde 2014, mas nos “Jogos do Conhecimento” deste ano, que teve duração de 50 dias, a escola do Jardim Silveira ficou na primeira colocação na categoria peso-pesado, que envolveu 705 alunos do colégio.

A diretora do centro educacional, Marcia Maria Pereira, ressalta a importância do resultado. “Foi excelente verificar o engajamento dos alunos, dos professores, da comunidade e dos funcionários.”

No próximo dia 24 de outubro, por conta da primeira colocação, a escola vai receber a visita de um campeão olímpico. “Será uma surpresa”, conta a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate